terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Orishas não castigam , Por osvaldo shango(Obba nike).( traduzido por gandalphh)



E imprecionante observar quantas pessoas hoje em dia acreditam esta fabula centenaria de que os orishas castigam.Alguns inteligentemente manipualam em conceito para atingir os seus propositos mais obsuscuros .Mas na realidade a verdade é outra completamente diferente. Os orishas na verdade são energias inteligentes que estão mais ao nivel mental ,tambem este fenomeno é uma herança que temos do fogo eterno do inferno e nos Deus castigador .

Claro que é mais façil para as nossas mentes acreditar-mos em (um Ser Divino) que cuida de nós a niveis de nos castigar, como se fosse-mos crianças quando cometemos uma falha ,que consciencializar que nós mesmos depende todo bem e todo mal que possamos receber ne vida.

Somos afinal energias ,e finalmente parte importante da criação no qual nos põe no papel importante de pensar em que temos igualmente o poder de transformar nosso retorno dependendo sempre de melhores posturas e atitudes perante as situações perante os nossos semelhantes

.Exemplo:(Se te dou uma roseira e tratares bem dela, ela te dará lindas rosas se não tratares bem dela ela murchará e não te dará nada coisa nenhuma. ) bom com as entidades Divinas é da mesma forma.

Por olofi sejamos sinceros com nós mesmos...

Podemos acreditar num Deus castigador e ao mesmo tempo num Deus benevelente? Se é assim vejo que se está seguindo e arrastando muito um sincretismo na cultura afrocubana.

Não é possível acreditar em uma Divindade inteligente e mesicordiosa e ao mesmo tempo que possa ser castigadora e vingativa...
não é possívele nego-me a aceita-lo.Estariamos acreditando em espiritualidades neuroticas e voluntariosas ...E na minha maneira de estar não consigo pensar em tal ideia; seria uma amostra de tal conflito de interesses que só se dá entre seres humanos ,não entre energias inteligentes e sabias e divinas e que lhes deram a maravilhosa missão de guiar orientar os nossos passos.


Se realmente se ama autenticamente alguem por que razão deveremos teme-lo?Verdade que acho que esta forma de pensar é realmente incoerente,com este tipo de pensamento actual da nossa raça!!?



Se a sra , ou o sr , que está ler este artigo,eu sugiro que faça uma reflexão e depois uma conclusão...!

Deus é amoroso ,e tem a total sabedoria compaixão e compreensão e tambem temos de entender que as nossas divindades mandatarias de Deus criadas por ele tambem o são se não não seriam elas nossas regedoras e responsaveis por nós.Como tal pra mim é insustentavel manter um criterio de avaliar as divindades de outra forma contraria a esta...Na verdade é mais façil para as nossas mentes acreditar-mos que esse "" ALGUEM"" cuida de nós a niveis supremos ao ponto de chegar a castigar-nos como se fossemos crianças,quando comete-mos uma falha ou um erro; mas é claro tudo depende de todo bem e de todo mal que possamos dar para depois vir a receber na vida afinal somos energias ...E finalmente parte importante da criação ao qual estamos num papel importante ,de podermos pensar que temos igualmente o poder de transformar nosso retorno com melhores posturas e melhores dadivas mediante as nossas atitudes e decisões perante os outros e a vida. Somos energias ...E como tal fazemos parte importante da criação ,ao qual temos um papel importante de pensar que temos igualmente o poder de transformar o nosso retorno com melhores posturas e melhores ideias.

Deixando toda a responsabilidade ao criador e hás divindades evidentemente nada nos pode fazer querer que temos a maior responsabilidade pois com isso justificamos infantilmente que como somos humanos e estamos bem propensos a equivocarmo-nos e se nos equivocarmo-nos ""alguem""nos falará nas orelhas para fazer-nos entender o que está certo e errado.


Não é possivel que aceite-mos que culpa está em mim para viver o que estou a viver neste momento?? nãaaaao é impossivel que alguem ""sensato""" pense deste modo.De que somos ""Perfeitos"" quem nos disse que somos os maiores?


Inegavelmente ainda não chegamos a esta perfeição que nos faça ter a certeza do control dos nossos actos pois muito menos chegarmos a julgar crendo que dependemos da decisão de uma espiritualidade para saber se vamos ou não bem ...E se algo de mal se passa ,pois é melhor dizer:exemplo ( que mau shango castigou-me porque eu não disse tal coisa e pior eu tenho má sorte ...Os """Orishas não me escutam """
Não mas ,não chango não castigou nem perde o seu tempo a castigar; nada sobre este contexto está completamente equivocado (a) .Ele está a ver-nos com outros olhos que nós não sabemos interpretar no nosso conceito mental e terrenal porque estamos limitados...Nós mesmos é que acabamos por nos castigar a nós mesmos violentando certos parametros que mantêm o equilibrio do nosso universo tanto pessoal como em geral;transgredimos ""algo""nas nossas normas que mantem esse equilibrio a nossa volta para que tal esteja acontecer e a suceder tanta negatividade.
É mais façil pensar ""se isto vai como vai pois a culpa tem de ser de alguem menos minha..."""É mais comodo pensar,assim...
E quando não temos a quem deixar a culpa pois em seguida pensamos claro que pode ter sido Castigo dos Orishas por algo que nos mandou fazer e nós caímos em incumprimento...Quando shango desata e começa a fazer travessuras de poderemos considerar assim para interromper o caminho por onde nós queremos que as coisas saem como n+os queremos ;alguns de nós começam logo a pensar ...mas porquê que shango haveria de fazer travessuras que nos criam conflitos???
Mas na minha visão é impossivel acreditarmos numa divindade (shango) louco e neurotico !! ???CERTO??? ;Shango chega a este nível porque algo que já tenhamos feito e transgredido,consecutivamente e shango como energia inteligente chega a este nível porque está denro desse retorno inatingivel e sendo ele divindade desloca-se em contacto harmonioso actuando desta forma para nos fazer reflectir, para fazer-nos pensar com mais seriedade e descernimento em certos pontos de vista em certa altura da nossa vida;que começamos a descuidarmo-nos na nossa forma de viver diariamente.
(partes de texto copiados de Osvaldo Shango )

Sem comentários:

Enviar um comentário